Dia do Vendedor reforça importância desse profissional para sucesso das empresas
Revista O Lojista - edição 167 - página 28 - 02/10/2018
Em primeiro de outubro, é comemorado o Dia do Vendedor. Os vendedores são a força de uma empresa. Uma boa equipe de vendas é o que pode definir o sucesso dela. É esse profissional que aborda o cliente, procura atender às necessidades e fazer com que ele volte. Uma venda bem trabalhada pode fidelizar clientes e ajudar até a trazer outros.
O ato de vender envolve muitas coisas. É necessário bastante atenção com o consumidor. Fazer com que ele se sinta confiante, confortável e valorizado são tarefas que somente um bom vendedor é capaz de fazer. Respeito, credibilidade, criatividade e agilidade, são outras atribuições que são consideradas essenciais.
A tendência natural de um bom atendimento é o cliente voltar. Quem afirma isso é Vanderléia Santana, proprietária da Teka Calçados, e que trabalha com vendas há mais de 20 anos. “Nesse tempo, onde o cliente tem acesso a muito mais informações através da internet, é muito importante o vendedor estar ainda mais informado”, orientou.
Ângelo Machado, da loja Natura, destacou a importância de oferecer produtos de qualidade e de investir tempo para que o cliente experimente os itens que deseja comprar. “Termos os produtos para experimentação. Especialmente, no nosso ramo, é muita vantagem, porque conseguimos acertar mais nas vendas”, disse o empresário
O Sebrae traz algumas dicas que são essências para ter sucesso nas vendas. Confira:
1) Conhecimento da mercadoria;
2) Abordagem inicial positiva;
3) Descobrir a real necessidade do cliente;
4) Apresentação dos benefícios do produto vendido e somente após isto apresentação das características;
5) Superação das objeções apresentadas pelo consumidor;
6) Fechamento da venda, quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente;
7) Realizar a venda adicional, alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha esquecido de pedir ao vendedor.
@RicardoPlants
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